Terça-feira, 18 de Abril de 2006

Amigos choram Dino

A freguesia de Runa, no concelho de Torres Vedras, acompanhou ontem a dor e o sofrimento dos familiares e amigos de Francisco Adam. Centenas de pessoas, a maioria crianças e adolescentes, foram à igreja local despedir-se do ‘Dino’, o actor de Morangos com Açúcar’ que perdeu a vida num acidente em Alcochete. O director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, também esteve presente no velório, assim como todo o elenco da série juvenil e os familiares do jovem actor. Foram poucos os que conseguiram suster as lágrimas.

Pedro Adam, irmão de Francisco, conforta a mãe, Rosália, à entrada da Igreja

A igreja está cheia, mas ouve-se o silêncio. Em fila indiana, dezenas de pessoas aguardam a vez para chegar perto do caixão, colocado diante do altar. São jovens na sua grande maioria e lá também estão muitas crianças. Vão de mão dada com a mãe, outros com a avó.

Os mais velhos formam pequenos grupos, porque é mais fácil chegar à urna acompanhado. Atenua a dor, ‘esconde’ o sofrimento. Há quem reze em surdina, dedos entrelaçados e olhos presos no enorme crucifixo colocado na parede, à esquerda do pequeno altar coberto com uma toalha branca. Do lado oposto, um fresco retrata o baptismo de Jesus Cristo. Numa outra parede, não muito distante, as fotos dos beatos de Francisco e Jacinta Marto.

Francisco Adam está como todos o conheceram, no papel de ‘Dino’, na série ‘Morangos com Açúcar’: de blusão fechado, até ao queixo, em tom verde-marinho, e boné amarelo de pala azul. Por cima do corpo, um manto de renda branco.

São 17h30. Há uma hora que é assim, na Igreja de Runa, freguesia de Torres Vedras: um vaivem constante de familiares, amigos e povo anónimo que vem despedir-se do ‘Dino’, o jovem, de 22 anos, que encontrou a morte, na Estrada Nacional 118, em Alcochete, quando o carro que conduzia se despistou. A GNR montou um pequeno dispositivo para evitar o congestionamento do trânsito, medidas que serão reforçadas hoje.

A reacção diante da urna, ladeada por duas enormes velas, é em tudo semelhante e pode sintetizar-se nas palavras de Margarida, de nove anos, fã de ‘Morangos com Açúcar, para uma colega de turma: “É ele. É o ‘Dino’ Parece que está a dormir”.

Margarida segura um pequeno poster do seu actor preferido da série juvenil da TVI, devidamente aconchegado no interior de uma capa de plástico. No verso, outras fotos de personagens dos ‘Morangos’, em tamanho mais reduzido. A tentação de tocar no corpo é grande, mas a presença de dois segurança, por vezes três, recuam o braço instintivamente.

O pior vem depois do último olhar, no caminhar lento para a porta de saída. As lágrimas, reprimidas pelo morder dos lábios soltam-se pelo rosto. Miúdos e graúdos não resistem ao choro. Alguns apressam mesmo o passo, tal o aperto no peito. Outros, assinam o livro de condolências e retiram um pequeno cartão com a fotografia de Francisco Adam e um trecho do ‘Prefácio dos Defuntos I’: “Se a certeza da morte nos entristece, conforta-nos a promessa da imortalidade. Para os que crêem em Vós, Senhor, a vida não acaba, apenas se transforma”.

A emoção é grande. Nem todos conseguem chegar perto da urna. Nem todos conseguem, sequer, entrar na igreja. “Conheci-o quando andava por aqui. A casa onde morava fica ali em baixo, no prédio dos correios. Depois foi embora, há algum tempo que não o via. Só na televisão. Tenho muita pena dele. Um rapaz tão jovem, tão bem posto. Era um bom rapaz, de uma boa família. Mas não consigo ir lá dentro, não consigo vê-lo assim”, confessa António Sousa, de 88 anos.

Está no adro da igreja desde as três da tarde. Ele e quase toda a pequena população de Runa. Vieram despedir-se de um filho da terra e ver de perto os jovens actores de ‘Morangos com Açúcar’. “Já é como se fossem da família. Entram-nos todos os dias em casa.

São uma boa companhia”, acrescenta António Sousa.

Vieram todos, entre as cinco e meia e as seis, pouco depois do director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, Sara Prata, Helena Costa, Inês Castel-Branco, Miguel Bugalho, Paulo Rocha, Vítor Fonseca, Diogo Valsassina, Luís Gaspar e todos os outros. Apareceram como no pequeno ecrã: roupa desportiva, penteados irreverentes. Trocam lágrimas e gemidos de dor.

Joana Duarte, a ‘Matilde Gouveia’ era a mais inconsolável. De mão na boca, olhou para o caixão. Hesitou. Sentou-se um pouco, para se recompor, levantou-se e encostou-se à parede. Depois avançou, lentamente. Parecia carregar consigo a dor de todo o elenco. A igreja ‘seguiu-a’.

Já próximo do corpo de Francisco Adam, voltou a hesitar, até que arranjou coragem para seguir em frente. Pôs as mãos na cara e mexeu os lábios. Parecia não querer acreditar no que estava a ver. Chorou, chorou, chorou. Voltou a sentar-se num banco, junto de outros fiéis. Confortada pelos colegas da série, também eles a precisar de conforto, permaneceu perto de uma hora na igreja. Ainda voltou para junto do caixão, antes de abandonar a igreja, amparada por uma outra actriz.

Nessa altura, já José Eduardo Moniz saíra de Runa. Tal como os familiares e amigos de Francisco Adam, não falou aos muitos jornalistas presentes no local. Todos souberam respeitar o momento. Os miúdos presentes, que noutras ocasiões não hesitariam em falar com os seus ídolos, em pedir um autógrafo, mantiveram-se distantes, comentando, apenas, olha ‘este’ e olha ‘aquele’, mas de uma forma muito discreta, quase imperceptível.

Exemplo de coragem, o irmão e a mãe de Francisco Adam, confortando todos os que se lhes dirigiam.

Com o fim da tarde, o movimento cresceu. A Igreja de Runa encheu-se por completo, obrigando a segurança a trabalhos redobrados, orientando a entrada e saída. Mas tudo decorreu sem problemas.

"DANÇOU ANTES DE IR PARA CASA"

Francisco Adam, o ‘Dino’ da série da TVI ‘Morangos com Açúcar’, divertiu-se “imenso e fartou-se de dançar” nas últimas horas de vida, passadas na discoteca Clube In Campo, em Coruche, onde esteve numa sessão de autógrafos com mais de 900 fãs de todas as idades.

“Depois da sessão, ficou na discoteca mais alguns minutos, pediu ao Dj a música ‘Elektro’, dos Outwork, e esteve a dançar antes de partir para casa”, lembrou António Serrão, relações públicas do estabelecimento. Francisco Adam chegou ao Clube com o primo Osvaldo e o amigo Filipe Viegas, passavam poucos minutos da meia-noite de domingo. Durante três horas e meia deu autógrafos e tirou fotografias. “Bebeu duas ou três águas e esteve sempre muito bem-disposto”, disse.

O PROFESSOR DE TEATRO

Breno Moroni era amigo, professor e colega de Francisco Adam. Conheceu-o há três anos, quando o jovem actor participou num curso de teatro, ministrado pelo próprio em Lisboa. Actualmente, contracenavam juntos na peça ‘Les Garçons’, que estava em palco em Ponte de Lima e que, em breve, iria percorrer os principais teatros do País, do Brasil e de alguns países africanos de língua oficial portuguesa.

Mas a peça, que estreou no passado dia 2, só subiu duas vezes ao palco do Teatro Diogo Bernardes: na estreia e no domingo, dia 9. “Na altura em que o conheci, era um desconhecido. Mas ele sempre quis fazer teatro, porque vivia com grande paixão e seriedade esta coisa de ser actor”, revela Moroni. “Agora, a peça acabou”, diz, comovido, sublinhando que “ela está aí para alguém que, um dia, a queira pôr em cena”.

FÁTIMA LOPES INDIGNADA COM TVI

Fátima Lopes não escondeu a sua indignação por a TVI ter cobrado as imagens do actor transmitidas no ‘Jornal da Noite’ (SIC), de Domingo de Páscoa, e na rubrica ‘Tertúlia Cor-de-Rosa’ de ‘Fátima’ . “Sendo um tema tão delicado como a morte de uma pessoa não me passa pela cabeça que envolva dinheiro. A SIC teve de pagar à TVI pelas imagens cedidas”, disse a apresentadora.

DETALHES

GRAVAÇÕES

Os actores de ‘Morangos com Açúcar’ foram dispensados ontem e hoje das gravações para acompanharem o velório e o funeral de Francisco Adam. Os actores estão a ser acompanhados por uma psicóloga.

CONDOLÊNCIAS

Mensagens de condolência chegaram à NBP e à TVI através de ‘e-mail’, fax e telefone. Por sms circulou uma mensagem com o pedido de difusão “para ser a mais lida”. “O Francisco Adam merece”, lia-se.

AUDIÊNCIAS

O último episódio da série especial de Páscoa de ‘Morangos com Açúcar’ foi o programa mais visto de anteontem. Mais de 1,7 milhões de espectadores acompanharam o episódio ensombrado pelo falecimento do actor Francisco Adam.

EPISÓDIOS

Existem entre 15 a 20 episódios gravados com o ‘Dino’, que segundo a TVI, vão ser exibidos. A Casa da Criação, responsável pelos guiões da novela, ainda não sabe como pôr fim ao personagem interpretado pelo jovem actor. “Ainda é muito cedo para isso”, disse Inês Gomes.

Carolina Patrocinio


NAMORADA NÃO ESCONDEU A DOR

Carolina Patrocínio, a namorada secreta de Francisco Adam, era ontem a imagem da desolação.

A apresentadora do ‘Clube Disney’, da SIC, de cabelo apanhado e vestindo calças de ganga escuras com casaco preto, estava lavada em lágrimas. Apoiada pelos amigos, que não a deixaram um único segundo sozinha, esforçava-se por cumprimentar os colegas que mais de perto privavam com o casal de namorados à medida que iam chegando. Estes, apesar da boa vontade, não a conseguiam consolar e evitar que, de um momento para o outro, as lágrimas lhe cobrissem a face.

Ao longo da tarde, a maior preocupação de Carolina foi fugir às objectivas dos fotógrafos. Sempre que se sentia ‘observada’ refugiava-se na capela, junto à família do namorado, ou rodeada por amigos, como uma espécie de escudo.

"ALÉM DE COLEGA ERA AMIGO"
 Sara Chaves


“A Diana está inconsolável com a morte do amigo”, revelou Sara Chaves, irmã da intérprete de ‘Susana’ na novela juvenil ‘Morangos com Açúcar’. Mas apesar do sofrimento, a actriz esteve ontem presente no velório e não quer faltar, hoje, ao funeral de Francisco Adam. “Ela, como todos os outros, está a reunir coragem para ir”, adianta Sara.

“Ainda é tudo muito recente e a Diana não quer falar com ninguém sobre o assunto. O Francisco, além de colega, era amigo e é normal que a minha irmã e os outros sofram com a sua perda e estejam tristes”, acrescenta.

“Apesar de tudo, a Diana está bem e a tentar seguir em frente. Mas está muito triste. Foi tudo muito de repente e muito violento... É normal que esteja muito em baixo e não fale com ninguém”, concluiu.

ACIDENTE SOB INVESTIGAÇÃO

O Núcleo de Investigação Criminal da Brigada de Trânsito (BT) no Carregado, da Guarda Nacional Republicana, já deu início às investigações sobre o acidente que vitimou o actor Francisco Adam.

Ontem, o cadáver do malogrado jovem actor foi autopsiado no Instituto de Medicina Legal de Lisboa.

Segundo fonte da BT, além do auto de notícia foi feita, no local do sinistro, a recolha pericial dos vestígios do acidente.

Estes são os primeiros passos de uma investigação que se prolongará por algum tempo e que contempla, também, a elaboração do relatório técnico do acidente.

“A BT ainda não recebeu o despacho do delegado do Ministério Público do Tribunal de Benavente, em cuja comarca decorreu o acidente, a fim de iniciar o processo de inquérito. Há uma delegação genérica de competências nas forças de segurança, pelo que iniciámos determinadas diligências, mas neste momento ainda não há uma data de encerramento de inquérito”, disse ao nosso jornal, ontem a meio da tarde, uma fonte da Brigada de Trânsito da GNR.

CRUZAMENTO PERIGOSO

O acidente ocorreu pelas 03h50 de domingo passado, no cruzamento entre as estradas nacionais 119 e 118, perto do Campo de Tiro de Alcochete, local considerado muito perigoso.

Pelos vestígios tudo indicia que Francisco Adam, de 22 anos, que conduzia o veículo e tinha carta de condução há pouco tempo, terá perdido o controlo deste e a viatura, depois de embater nos separadores da EN118, foi projectada com violência contra uns eucaliptos, batendo com o tejadilho. Registaram-se ainda dois feridos.

Testemunhas que estiveram na sessão de autógrafos do jovem actor num bar de Coruche garantem que ele apenas tinha bebido água.

PAIS DEVEM SER RIGOROSOS

ELUCIDAR CRIANÇAS SOBRE A MORTE DOA ACTOR

Os pais dos fãs mais novos de ‘Morangos com Açúcar’ devem esperar que estes se manifestem para, então, contar, de forma rigorosa, como Francisco Adam faleceu. Mas o mais importante é fazer uma clara distinção entre ficção e realidade.

Muitos pais têm-se deparado com dificuldades para explicar aos filhos o sucedido com Francisco Adam. Maria José Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, explicou ao Portugal Diário que “os pais não devem antecipar-se às dúvidas dos jovens, mas esperar que sejam estes a perguntar”. Quando esse momento chegar, a pedopsiquiatra acha que os pais devem “explicar o que aconteceu”. E é essencial que as crianças “separem a realidade da ficção e que percebam que não morreu ninguém de família”.

Maria José Gonçalves acredita que, findo este período de choque, o caso pode servir um fim educativo, transformando-se num “paradigma às centenas de milhares de jovens que todos os anos morrem nas estradas”.

FUNERAL DO ACTOR REALIZA-SE HOJE

O funeral do ‘Dino’ de ‘Morangos com Açúcar’ realiza-se hoje, pelas 16h00, no cemitério da vila de Runa, concelho de Torres Vedras. As cerimónias fúnebres iniciam-se pelas 15h30, com a Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de Runa. O percurso a efectuar pelo cortejo fúnebre será curto. Cerca de 500 metros separam a igreja da última morada do actor Francisco Adam. No interior do cemitério está proibida a recolha de imagens.

Pedro Adam, irmão de Francisco, conforta a mãe, Rosália, à entrada da Igreja

8 comentários:
De inês a 11 de Agosto de 2008 às 17:38
Gostava muito da personagem de Dino " e tive muita pena de ele ter falecido.
Não fui ao funeral porque não pode e porque me ia custar.
DEUS te guarde.
Fui uma grande fã tua.
De Constãncia a 27 de Novembro de 2010 às 01:01
Sinto mto \'Dino men\'... Pelo q te aconteceu,descanses em paz. Bebé(Angola)
De Antonio a 4 de Março de 2011 às 18:55
A cinco anor que partiste
De Ázimo antónio da glória a 23 de Agosto de 2013 às 11:05
Ate hoje ainda não acredito q o meu actor favorito dos morangos com açucar faleceu, aDeus \"dinoman\"
De mauro a 31 de Dezembro de 2013 às 17:46
Francisco vou sentir a tua falta tu foste sempre o ideal descansaem paz amigao Mauro ribeiro
De Alexandre pais da fonseca a 27 de Maio de 2014 às 21:59
À tanto tempo que ouvi o que te aconteceu não quis acreditar, mas quando ví os teus colegas do \"morangos com açúcar\" a interpretarem aquela cena fiquei triste. Descanse em paz e que Deus te tenha em sua glória. \"O céu encontrou um novo anjo\" Dinomen\"
De Joana a 5 de Setembro de 2014 às 16:53
és uma inspiração, pela tua dedicação, pela tua força, pela tua garra de viver, mas infelizmente já partiste à 8 anos. Tenho pena de nunca ter conseguido conhecer-te pessoalmente, porque seria um sonho realizado. Não mereceste o que te aconteceu, tinhas a vida toda pela frente.
Eras e sempre serás o ídolo de imensas pessoas (incluindo eu!).
Mas tu merecias estar vivo, eras uma pessoa excelente, super divertido, contagiavas os outros com a tua alegria. Os MCA nunca mais foram os mesmos.
Agora és a estrela mais brilhante no céu descansa em paz F.A. 83-06
De paulo jorge futa ferreira a 24 de Novembro de 2014 às 16:18
eras um ator tao ingrassado porque dus feis isso porque porque porque

Comentar post

.Televisão


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Outubro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Ultimos Posts

. João Catarré e Patrícia C...

. A vida difícil de José Fi...

. O Regresso (talvez)

. No novo desafio de Alexan...

. Maria João Bastos content...

. António Pedro Cerdeira co...

. Leonor Seixas e Albano Je...

. Ricardo Pereira vale ouro

. Merche Romero - Família d...

. Clara de Sousa - Dança at...

.arquivos

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

.Contador

online

.Quantas pessoas já passaram por aqui e eplo blog antigo:

blogs SAPO

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post